Número total de visualizações de páginas

terça-feira, abril 08, 2008

Declar guerra aos sacos de plástico...


Venho aqui declarar guerra aos sacos de plástico, sabia que uma das maiores ameaças à vida no planeta é todos os dias distribuída aos milhares e gratuitamente em Portugal. Em média, os sacos de plástico são usados durante 12 minutos, mas demoram centenas de anos a decompor-se. A degradação de um saco demora entre 200 a 400 anos.

Centenas de milhares de pássaros, baleias, focas e tartarugas, entre outros animais marinhos, morrem anualmente sufocados por sacos de plástico, por os confundirem com medusas. Isto torna a poluição causada pelos sacos de plástico particularmente perigosa em ambiente marinho.


O que devemos fazer:Sempre que possível, opte por embalagens de formato maior. Quanto menor a embalagem, mais embalagens serão necessárias para a mesma quantidade de produto; logo, os resíduos serão superiores. Assim, não só se consome menos plástico como também fica mais barato.
Quando for às compras, prefira o saco antigo, de pano ou rede, ou o saco verde, que têm um tempo de vida muito superior ao dos vulgares sacos de plástico. Não aceite sacos novos se não precisar deles.
A película de plástico pode ser evitada na protecção dos alimentos. As caixas de plástico, muito duráveis, desempenham a tarefa tão bem ou melhor, substituindo progressivamente tudo o que for descartável. Como podem ser reutilizadas acabam por se tornar mais baratas no médio/longo prazo.
Compre preferencialmente embalagens com recarga ou com retorno (tara).
Coloque sempre as embalagens de plástico no contentor amarelo

Não se esqueça de reciclar todas as embalagens de plástico.
Quando puser as garrafas de plástico no eco-ponto ou mesmo no caixote de lixo, não se esqueça de retirar a tampa. Isto facilita o seu esmagamento, reduzindo o espaço que ocupam e as tampas podem ser usadas para ajudar em causas humanitárias (cadeiras de rodas, por exemplo).


Um material tão útil como o plástico não será facilmente posto de lado pela nossa sociedade. Considerando que a indústria do plástico tem investido muito tempo, esforço e dinheiro para garantir que o impacto ambiental seja tão baixo quanto possível, o problema reside nas consequências que o plástico pode ter no ambiente depois de o usarmos, algo que não podemos continuar a ignorar.

Façam como eu, que levo o minimo de sacos possível do supermercado, eu costumo levar um grande saco do IKEA para o supermercado, as pessoas ficam curiosas e já ouvi uma senhora perguntar porque é que eu fazia aquilo, mas é dando o exemplo que se mudam as mentalidades!

2 comentários:

Nita Nobre disse...

Boa! amiga, é assim mesmo...Todos juntos vamos conseguir.
Já agora proponho-te um projecto.
Vai ao meu blog em
http://nita-coisasminhas.blogspot.com/2008/04/101-atitudes-para-melhorar-o-ambiente_08.html

acho que vai ser interessante

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.