Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, dezembro 13, 2007

histerectomia

Queria falar aqui de uma operação que muitas mulheres fazem mas que não se fala muito, é a histerectomia, pois bem, eu tive de fazer esta operação e andei a procurar o testemunho de mulheres que a tivessem feito, e infelizmente ninguém ou quase ninguém, fala disto o que me pareceu muito estranho pois o número de mulheres que a fizeram pareceu-me muito maior do que eu pensava. Foi uma operação dificil em que o acordar foi doloroso, mas rápidamente consegui pôr-me de pé, e por isso pensei que seria como outras intervenções cirurgicas a que fui submetida e que felizmente recuperei rápido, mas estava completamente errada... desta vez a recuperação foi lenta, andava, mas cansava-me muito rápidamente, nem conseguia ficar sentada a melhor posição era deitada e só assim relaxava, isto durante cerca de 3 semanas após a intervenção, só ao fim de um mês e meio é que pude ir trabalhar, mas era com dificuldade que subia umas escadas ou que permanecia sentada muito tempo!


Por fim senti-me melhor muito melhor mas com os "calores" próprios da menopausa, fui á minha médica que me explicou que deveria tomar estrogénio, (até para a pele é importante este estrogénio que deixamos de "fabricar") mas como sofro de enxaquecas não era aconselhavel, por isso iniciei um tratamento á base de isoflavonas de soja (que são um estrogénio natural), pensando eu que deixaria de ter sintomas, mas depressa percebi que embora reduzisse muito o incómodo dos "afrontamentos" nunca iria passar completamente!

Aprendi assim a viver com isso, resolvi então adicionar á minha dieta alimentar o "tofu" e uma infusão de salva, o que veio tazer uns episódios de afrntamentos mais suaves!

Agora passados 5 meses, sinto-me bem, até ganhei uns kilitos a mais estava muito magra tenho cuidado com a alimentação e pratico yoga regularmente o que me ajuda muito, pois apareceram algumas dores nas articulações que antes não existiam!

Foi no entanto uma intervenção cirurgica que mexeu também comigo ao nivel psíquico mesmo estando preparada, não esperava sentir-me tão em baixo como me senti quando fui operada.

Ao falar com outras mulheres que fizeram o mesmo conclui que todas se sentiram tristes e desanimadas e que foi com dificuldade que ultrapassaram esta situação.
Neste momento já ultrapassei esse estado de desânimo e estou bem!

76 comentários:

Unknown disse...

Pois é! Parece que também herdei algumas dessas "tretas" de uma tia minha, lol, mas felizmente também herdei de ti essa força de levantar de novo a cabeça depois de o mundo nos cair em cima.
É Bué fixe sermos todos assim, tenho muito orgulho de ser uma Azinhais.

Beijinhos

Anónimo disse...

Olá ! Eu também fiz uma histerectomia á mês e meio e o maior problema que tenho sentido é as dores nos ossos, incluindo ciática,e uma ligeira infecção urinária. O médico não quis que eu tomasse ainda nada , mas os " fogachos " de vez em quando aparecem. Estou a pensar em tomar a soja ou inhame selvagem para repor os meus níveis hormonais. Soube da mais recente descoberta " hormónios bioidênticos " completamente natural e ainda uma novidade em Portugal.A minha histerectomia foi radical e o que mais me deprime é a cicatriz que vai do umbigo até abaixo....tinha 4 miomas. Espero conseguir ultrapassar tudo ( sempre desejei ser mãe e o meu sonho caiu por terra ) e especialmente que as dores ósseas parem de vez. Um bem haja para todas as mulheres que passem por isto,força e Beijinhos !Ana.

Anónimo disse...

SOU MAIS UMA EM FAZER PARTE A TURMA, NO MEU CASO RETREI OS OVÁRIOS E ÚTERO, A DECISÃO DA RETIRADA DOS OVARIOS FORAM NO MEIO DA CIRUGIA ,ESTAVA DESACORDADA E QUANDO RETORNEI PARA O QUARTO RECEBI A NOTICIA QUE ESTAVA "OCA", FOI MUITO DIFICIL DE SUPERAR , NO CASO O LIBIDO QUE NÃO CONSIGO TE-LO, MAIS TENHO UM ESPOSO E DUAS FILHAS MARAVILHOSAS QUE COM A AJUDA DELES CONSIGO SUPERAR TODAS AS MODIFICAÇÕES . MENINAS , SE ESTAMOS VIVAS É O QUE IMPORTA E AGRADEÇO A DEUS POR ISTO. BEIJOS E FIQUEM COM DEUS

Maria João Azinhaes disse...

obrigada pela partilha das vossas experiencias. Espero que tudo corra pelo melhor convosco. Eu aprendi a viver com os "calores" que nunca passaram completamente mas que ficam menores com a toma regular de um complexo vitamínico. Ao fim de todo este tempo voltei ao meu peso normal e sinto-me muito bem. Bem hajam

Anónimo disse...

olar!!
Há três anos fiz uma histerectomia,mas me sinto bem,não tenho problemas algum nem mesmo hormonais,e como já tinha tido uma filha antes,nem mesmo problemas psicológico,estou bem e sou feliz.
Um abraço!!!

Anónimo disse...

No último dia 28 fiz uma histerectomia vaginal. Até que estou me recuperando bem. Só estou estranhando uma dorzinha ao fazer xixi e algumas pontadinhas tipo ovulando. Ah sinto que talvez meu orifício de sair xixi ficou fora do lugar. KKKK, é sério, meu xixi sai todo espalhado.

Unknown disse...

Fiz uma histerectomia há 5 dias e sinceramente não passa nem perto de uma cesariana. .tive 3 e nenhuma me deixoj tão mal como estou agora. Tudo doi. As costas doi pq so fico deitada de costas...muito enjôo, cansaço e muito desânimo. Estou me sentindo péssima.
Obrigada pelo depoimento e bom dia!

Unknown disse...

Fiz uma histerectomia há 5 dias e sinceramente não passa nem perto de uma cesariana. .tive 3 e nenhuma me deixoj tão mal como estou agora. Tudo doi. As costas doi pq so fico deitada de costas...muito enjôo, cansaço e muito desânimo. Estou me sentindo péssima.
Obrigada pelo depoimento e bom dia!

Unknown disse...

ola!!! tambem entrei para esse circulo de mulheres sem utero, ja faz dez dias que eu retirei o meu ainda sinto muitas dores e um frio sem fim ...

Unknown disse...

ola!!! tambem entrei para esse circulo de mulheres sem utero, ja faz dez dias que eu retirei o meu ainda sinto muitas dores e um frio sem fim ...

Anónimo disse...

Hoje estou com 16 dias de operada e passado os 03 primeiros dias em que me senti muito mal. Graças a Deus estou bem. Só o cansaço o peso nas pernas e a dor nas costa quando acordo é que me incomoda, retirei útero ovários e trompas. mais eu já precisei caminhar e andar de ônibus foi difícil. Tirei os pontos com 08 dias e agora apresenta um inchaço sobre o corte que o médico recomendou gelo

Anónimo disse...

Eu também fiz essa cirurgia, tem 11 dias hoje se não fossem os gases estaria ótima. Só sinto um incômodo ao urinar. Mas vai passar pior eu estava com 2 miomas um deles do tamanho de uma laranja. ..bjs à todas e tenham fé que ficaremos todas ótimas!

Anónimo disse...

Fiz histerectomia faz 2 dias e cheguei a me arrepender por causa da dor que é muito forte a pior coisa é levantar e para voltar para cama espero que passe essa fase.

tania disse...

Ola, fiz uma histerectomia radical a dois anos, engordei 20 quilos e diminuiu muito a minha libido, mas descobri q estava com hiper tiroidismo, e agora estou me cuidando mais...

Anónimo disse...

Com uma semana vc vai estar andando bastante, mas qdo levantar nao deixe de dar passos...

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Boa tarde, tenho 33 anos, 2 filhas e retirei útero e 1 ovário via transvaginal , hj esta com 8 dias, estou bem , ainda sinto um pouco de dor, o que mais incomodou foi os gazes, tbm senti e sinto muito cansaço, qto ao humor, se não fosse os problemas aleatórios que acontecem eu estaria melhor, estou recebendo muito apoio do marido e filhas .... bjs

Shirley Cravo disse...

Oi Meninas! Eu tbm fiz a cirurgia no dia 23 de maio de 2016.Hoje completa 7 dias!Histerectomia total, estou me recuperando lentamente , não durmo bem, e ainda não conseguir ir ao banheiro fazer o numero 2, estou bem preocupada pois minha barriga está bem inchada, como ainda não retirei os pontos , doi demais!! Mas estou forte na fé a cada dia que tudo vai passar!! Ah outra coisa adorei encontrar vcs!! Vamos ficar todas ótimas!! Afinal a gente merece ser feliz!!Bjs

Anônimo disse...

Olá meninas! Tem 5 dias que tive essa experiência assustadora, tenho só 29 anos e tinha um grande sonho de ser mãe,mas foi interrompido por um tumor, me sinto um mal,tenho muito medo do que terei que enfrentar daqui pra frente, não devo ser a única jovem do mundo que passa por isso,mas é difícil achar pessoas que já passaram por isso.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Tenho 41 anos retirei o útero e os ovários,gostaria de não fazer reposição hormonal.Alguem pode me ajudar nesse assunto,pois estou assustada e não sei o que fazer. O médico que realizou minha cirurgia disse que será necessário.

Anônimo disse...

Tenho 29 anos e hj tem 16 dias q fiz histetectomia, com 12 dias que eu tinha feito uma cesariana com meu bebê de 36 semanas tive uma hemorragia q não sessou, a intervenção foi para salvar minha vida, tirei somente o útero, sinto muita dor é pra fazer xixi sinto um mal estar, sou mãe de 3 e posso afirmar q histerectomia é uma cirugia muito dolorida doi muito, muito cansaço desânimo espero que tudo isso passe rápido porq tenho um recém nascido e um bebê de 2 anos e um de 7anos e não ta nada fácil, acho q o quadro depressivo é devido ao excesso de dor.

Maria João Azinhaes disse...

Pode escolher alternativas naturais para evitar a reposição hormonal, faça uma escolha informada, eu própria foi o que fiz, Que tudo corra pelo melhor.


Anónimo disse...

Fiz a cirurgia dia25/5/2017.Foi estilo cesariana,só senti mal-estar nos 3 primeiros dias,por causa das gases, meu útero estava bastante volumoso por causa dos miomas.tive 4 opiniões diferentes de ginecologistas, como tenho52 anos e sou laqueada , foi o melhor método já que não posso ter mais filhos. No início fiquei relutando,mas depois de quase ter uma hemorragia muito forte decidi retirar,graças a Deus estou bem , não sinto esses sintomas de alguns depoimentos, coloquei na minha cabeça que eu arranquei de mim uma bomba relógio, meu útero pesou 760 gramas! Tinha um abdômen bastante avolumado, agora estou me sentindo murchinha, me olho no espelho e me sinto uma nova mulher.Não vou dar ouvidos a comentários maldosos,sei que o meu organismo vai demorar a de acostumar sem um órgão, mas este, estava bichado e poderia comprometer no futuro Deus companheiros,é isso que penso o tempo todo, me coloquei nas mãos de Deus e é ele que não me deixa ficar angustiada, porque ele sabe que era necessário essa intervenção cirúrgica.Volto a trabalhar em agosto, de Deus quiser e espero estar em forma para lhe dar melhor com meus alunos.Sou professora,preciso ter paciência com os meus alunos.Volto em julho desse ao ginecologista pós-cirúrgico, sei que Deus estará comigo todo esse tempo e não me deixará cair em desânimo,se fiquei 12anos com esses miomas, não é agora que estou sem um dos meus órgãos que vou cair em depressão.Deus é maior do que isso em minha vida.

Anónimo disse...

Olá fiz a histerectomia vaginal, útero e colo, na primeira semana muita dor e fincadas no umbigo, na segunda semana muitos gases e estou na terceira semana com uma infecção de urina. Realmente é uma cirurgia um pouco chata, mas graças a Deus com apoio da minha família esr=tou bem.

Monalisa disse...

Olá queridas!Gostaria de compartilhar com vocês minha experiência com a histerectomia total abdominal. Fiz a cirurgia dia 15/07/17, devido a um mioma submucoso. Saí do hospital 24h depois,tendo corrido tudo bem durante minha permanência lá. A primeira semana foi bem complicada. Muitas dores na barriga e para urinar, gases demais,inchaço e algumas limitações de movimentos. Precisei de ajuda para me levantar, deitar e me secar do banho.A partir da segunda semana os sintomas diminuiram e já passei a ficar sozinha em casa, porém sem fazer tarefas domésticas, apenas andando dentro do meu apartamento, sem subir e descer escadas. Comecei a sentir melhora mesmo a partir do 25o dia, quando já consegui dormir um pouco mais de lado,dirigir pequenas distâncias e andar de ônibus,porém com muito mais cuidado para não cometer abusos. Voltei a trabalhar(administrativo) 32 dias depois da cirurgia porque o INSS me liberou para tal, rs. Ainda sinto dores local e eventualmente alguns gases. O intestino e bexiga funcionam regularmente,a barriga ainda está inchada,aliás ficou muito feia e espero que volte ao normal quando voltar a me exercitar :(. Já faço tarefas domésticas leves, cozinho com a barriga distante do calor e venho tentando retomar minha rotina na medida do possível. Uma coisa que recomendo é o uso de cinta para dar mais segurança pra andar,já que a barriga parece estar caindo,rs. Uso uma mais simples, não aquelas pós cirúrgicas mesmo, porém não recomendo ficar o dia todo porque notei certo incômodo. Então uso só pela manhã no trabalho ou quando vou dirigir ou fazer as tarefas de casa. Ainda não tive relações sexuais,recomendadas só após 45 dias.Concluindo,não imaginei que a recuperação fosse realmente tão lenta(o repouso recomendado é de 60 dias),mas ao que pude ver pelos relatos, varia muito de cada mulher, já que algumas relatam extremo sofrimento por um longo período. Desejo àquelas que terão que se submeter ao procedimento, que tenham uma excelente recuperação e paciência, pois esta é a palavra chave pra nós. Vivam sua recuperação um dia de cada vez,porque é assim, pequenas melhoras diárias. Grande abraço! ;)

Monalisa disse...

Muita saúde e prosperidade pra você Irani. Que seu sonho de "gerar" se transforme em uma doce realidade de amar um filho do coração!Bjo ;*

Unknown disse...

Boa tarde
Eu fiz a histerectomia dia 16/8/2017 , foi retirado útero e trompas, ainda estou me recuperando, foi corte como cesária.
Realmente os primeiros dias são bem doloridos, difíceis pra dormir, levantar e deitar na cama. Quanto ao intestino até hj tomo bastante água e com isso está funcionando, porém tenho momentos de tristeza, fogachos q me fazem dormir de janela aberta , moro no 3andar.. as vezes sinto fisgadas no ovário ,minha barriga está inchada ainda , ficar sentada ainda é um incomodo e dependendo do movimento qdo estou de pé ou deitada sinto um fisgada q queima a virilha não sei pq isso, nos últimos dias acordo devido a uma dor na perna, como cansaço, ainda não passei no médico, operei pelo SUS é só vi o médico no centro cirúrgico e o meu retorno ficou pro dia 27/9, pasmem mais não tive nenhuma orientação de repouso da equipe médica, uma amiga q orientou porque já passou por isso.. gostei muito do blog pq ajuda a esclarecer dúvidas. Abraços

nanda disse...

Eu descobri que tinha um mioma com a mesma idade q vc vou fazer a cirurgia agora com 34 anos tbm não tive filhos.Só Deus para confortar nossos corações só ele sabe de todas as coisas.

YZA AMM disse...

Tem uma semana que fiz a minha cirurgia e tenho essa mesma sensação ao urinar.

Unknown disse...

Passei uma histerectomia total 30/10/17 não senti dor só incômodo de levantar da cama,com 14 dias retirei os pontos e com 19 dias vazou um líquido amarelo e a metade do corte abriu,isso tudo sem dor só cansada.

Unknown disse...

Minha esposa fez histerectomia, com retirada do útero e trompas, devido a mioma no útero, no dia 30 de novembro de 2017 e saiu do Hospital dois dias depois. Antes da cirurgia sofreu a ansiedade Normal que toda mulher sente. Na primeira semana passou mais tempo deitada e sentada, fazendo pequenas caminhadas em casa, no máximo 40 passos. Passada uma semana ela já senta bem, com as costas inclinadas, porém ao ficar de pé sente uma queimação no lugar onde ficava o Mioma no útero. Não sente dores e problemas com gases. Deseja boa sorte a todas

Anónimo disse...

Já faz 9 dias que fiz histerectomia total confesso que que é realmente uma cirurgia de grande porte, exige muitos cuidados, mais dá pra sobreviver numa boa, Com Deus no controle tudo passa rapidinho, amanhã já vou retirar os pontos, cada dia me sinto melhor, sei que cada caso é um caso, mais é preciso cuidar da saúde.

Minha Rainha Quitéria disse...

Eu tambem cheguei falar para meu marido que me arrependi de tirar o utero por causa das dores por operatoria,so que ja passou sabe!

Maria João Azinhaes disse...

Ainda bem que cada vez mais mulheres deixam de ter preconceitos de falar sobre isto e deixam aqui os seus testemunhos para as outras que estão neste momento a sofrer esta intervenção. Grata a todas por isso.

Unknown disse...

Hoje após dois meses, faz.normalmente suas atividades. Não sente nada fora do normal do que seria sua vida se não tivesse operado. Boa sorte a todos.

Unknown disse...

Boa tarde, tenho 42 anos e um filho fiz uma histerectomia vaginal a 30 dias senti bastante incômodo e dor na primeira semana,porém já me sinto bem melhor pedindo a Deus para passar logo esses 60 dias e voltar a minha rotina de vida melhor, fiquei exatamente 3 meses tendo hemorragias tive anemia ,fiquei uma semana internada 3 transfusões e e assim consegui realizar a cirurgia, depois de muito medo e ansiedade confio em Deus que daqui pra frente terei uma vida normal.

Unknown disse...

boa noite,acabei de descobrir um mioma de quase 9 cm e e bem provavel uma histerectomia.Tenho 39 anos ,ja tenho uma filha.Estou com muito medo e triste.

Unknown disse...

Olá meninas.... Histerectomia total não e fácil, desde a sua decisão de fazer a aceitar... Momento difícil, fiz a minha em 28/09/17 data a qual completei 4 anos de casada, miomas que tinham 0,05cm ... Nunca acreditei mas meu sonho de ser mãe, meu médico sempre falou que seria arriscado, mas sonho de td mulher e ser mãe, sonho realizado graças a Deus, hj tenho minha princesa... Somente ela... Minha bença, retirei 2 miomas cada um com 6cm, tenho fotos do meu útero e dos miomas não teve saida!
Temos que aceitar está situação não poder mais sentir um chute na barriga a amamentação.... Mas creio em Deus que vou superar td isso.
Boa sorte meninas que Deus nos proteja e melhoras pq a dor passa....

Cris Madeira disse...

Olá Tati!
Também passei por uma histerectomia total ficando somente os ovários,hoje completo 15 dias de cirurgia e retornei no hospital Sus para retirada dos pontos e sabe oque a dra me disse? Que eu estava liberada pra fazer tudo,inclusive ter relações sexuais,achei um absurdo,a falta de orientação ou orientação errada dos médicos. Como fazer de tudo,se ainda tenho dormência na barriga e na vagina,dor ao urinar. De resto graças a Deus estou muito bem,caminho bastante,tomo bastante água e contínuo no antibiótico porque tive infecção de urina. Um abraço!

Unknown disse...

Fiz uma histerectomia total abdominal há 32 dias, logo após passar o efeito da anestesia, já no repouso, sentir a minha primeira onda de calor, o tal fogacho. Hoje meu abdômen está bem inchado, tipo pochete, e sinto um nódulo dolorido do lado esquerdo do umbigo. Pela manhã é sempre mais dolorido. Me sinto triste, as vezes num desânimo total. Como sou militar, tive que passar pelo médico do serviço pois com 30 dias não estava em condições para retornar ao serviço. Me senti muito humilhada e constrangida , pois o médico que questionou com tom irônico o fato de eu não estar em condições de retornar ao trabalho. “Como você ainda está sentindo dor, já se passaram 30 dias?!!!” , disse ele. Após me examinar, me concedeu mais 7 dias a contragosto visivelmente aparente. É triste estar nesta situação e ainda passar por tanto constrangimento. Ainda sinto muitas dores e sei que voltarei a trabalhar sem estar em condições mas, fazer o quê? Tínhamos que no mínimo ter uns 90 dias de afastamento.

Unknown disse...

Olá meninas fiz uma histerectomia a 13 dias estou ótima a única dificuldade que tive foi um pontinho da minha sirugia que inflamou mais já está tudo bem.

Anónimo disse...

Olá garotas! Sou mãe de um casal tenho 40 anos e fiz a cirurgia de histerectomia Parcial abdominal. A CIRURGIA foi muito dificil! Foi bem complicada porque meu útero segundo o médico estava colado e não saia, por esse motivo ele teve que reverter o procedimento picando todo o útero,a cirurgia durou mais que o esperado e perdi muito sangue foi muito ariscado, logo que sair da cirurgia comecei a sentir os efeitos da anestesia e vomitava, parecia que tudo dentro de mim estava rasgado uma dor terrível.No outro dia estava melhor e já conseguir ficar de pé para tomar banho. Com o passar dos dias tive a ilusão que a recuperação seria normal, rápida, porém, ela é lenta e dolorosa, devido a essas dores sentir muita tristeza, mas tive que ter muita fé em Deus e oração para superar tudo. Com 36 dias de cirurgia ainda sinto dores só que nas pernas um cansaço e um peso. Sinto-me solidaria a todas vocês, pois só quem passa sabe o que essa cirurgia. Força, fé e
que Deus abençõe a todas!

Unknown disse...

Bom dia amigas, venho deixar meu depoimento sobre minha cirurgia q foi histerectomia total. Descobri um mioma há um ano e meio, porém na época a médica disse q eu não precisava me preocupar, apenas acompanhar. Só q eu não acompanhei e aumentou bastante. Descobri quando comecei a sentir fortes dores nos pés e fui no Ortopedista que passou vários exames inclusive hemograma. Nesse hemograma a minha hemoglobina estava muito baixa 6%, e o médico me alertou q eu estava com anemia grave. Foi aí que lembrei do mioma e juntei uma coisa a outra, pois sentia tbm um caroço no pé da barriga q eu achava que era efeito da academia...rsrs. Dai fui na ginecologista e fiz todos os exames onde foi confirmado um mioma de quase 1 quilo e quase 9 cm. O médico me encaminhou pra fazer a cirurgia de urgência devido a anemia profunda q eu estava correndo risco de ter uma hemorragia e perder o restante do sangue, nisso eu já estava tomando anticoncepcional que tinha suspendido o sangramento menstrual e tinha descido nesse meio tempo enquanto eu fazia os procedimentos pra me internar, que durou um mês mais ou menos toda burocracia. Enfim me internei no dia 25/06/18, nesse dia recebi duas bolsas de sangue, e no dia seguinte fiz a cirurgia, histerectomia total abdominal, o corte foi bem embaixo na linha pubiana, porém achei bem grande, 16cm exatamente, fiquei bem triste ao ver, pois tive duas filhas de parto normal. A cirurgia deu td certo enfim. Passei esse dia (26/06) todo deitada, o q é bem cansativo, no dia seguinte a enfermeira disse q era pra sentar e tomar café, meninas, doeu muuuuuito, nossa, fui no céu e voltei, chorei muito tremi...rsrs, parecia q ia estourar tuuudo, mas depois do primeiro susto aliviou mais a dor e consegui levantar melhor com a ajuda de meu namorado e minha mãe. Tive alta no dia 28/06, já sai sem o curativo, pois a cicatriz tava bem sequinha. Em casa sentia muitas dores pra levantar e sentar o q é normal, só conseguir fazer número dois com o remédio q o médico passou dulcolax 3 comprimidos, tomei na sexta dia 29/06 às 16h e consegui ir às 2h da madrugada, pois já havia ficado a semana toda sem ir, do dia 25 a 29/06. Daí em diante as coisas só foram melhorando. Voltei a trabalhar dia 23/07, tenho um reforço escolar em casa, então precisei voltar após as férias escolares, antes mesmo de completar 1 mês de operada. Senti um pouco no início, já q a tinha q ficar muito tempo sentada, às vezes um pouco mais curvada, porém hoje completando 41 dias de operada me sinto bem melhor, o local do corte está bem desinchada, quase lisinho como antes, pois ficava aquela pochetezinha no local fazendo uma divisão feia. Ainda sinto um pouco de dor próximo à região do umbigo, sinto como se ali a pele estivesse queimada, quando toco e um pouco de dor quase nada, ah, e próximo ao local da cirurgia, do lado esquerdo ainda não sinto nada, não tenho sensibilidade ali, sinto como se fosse fosse uma carne morta, e é onde tbm sempre ficou mais inchado, nesse lado esquerdo do corte. As restrições q ele orientou: dirigir com 45 dias, academia a partir de 120 dias e relação sexual com 60 dias. Tô seguindo direitinho, mas já namoro um pouco sem penetração….rsrs. vou deixar meu e-mail caso alguém queira conversar e saber mais, beijo meninas e boa sorte pra quem fez ou irá fazer. escorpianared@hotmail.com

Unknown disse...

Meninas vou ter que faser uma estectomia total tirando colo e ovarios alguem pode me dizer se fasendo esta cerurgia engorda e como fica a relacao sexual tenho ouvido muita coisa sobre isso e to com muito medo

Fátima disse...

Vou fazer essa cirurgia daqui a uma semana, por conta de miomas no útero. Tenho filhas e tenho 52 anos
Mas li tanta coisa aqui, que me deixou muito desanimada e com medo do que será após operar!
So li coisas negativas . Estou com medo dessa realidade que todas vcs escreveram!
Deus me abençoe e a vcs tb.

Unknown disse...

A minha histerectomia foi dia 09/07/18,devido a adenomiose com hemorragias,também tive anemia necessitando de 16 ampolas de noripurum EV,tenho 37 anos mais já era laqueada,com certeza como vários comentários preferia as 4 cesáreas do que essa histerectomia,muito dolorida,mas como meu médico falou a cesárea abre se o útero e fecha,Fica tudo no lugar agora se retirou tudo,Fiz total útero,ovários,trompas e colo do útero,meu intestino funcionou no 3 dia após mais hoje estou com 54 dias e sinto muita dor,ficando deitada melhora um pouco,também tive infecção de urina,com todas que converso é assim mesmo,muito sofrida tem que ter paciência,e acompanhar com o médico que vai sempre orientar e tomar as decisões melhores para ajudar!
Uma boa recuperação a todas!

Unknown disse...

Olá, meninas! Força à todas!!! Já relatei sobre a minha Histerectomia que foi dia 16/05. Ainda estou me recuperando. Meu dilema agora são as terríveis consequências da cirurgia devido a falta dos hormônios.
Gostaria de saber quem está fazendo reposição hormonal, pois meu ginecologista é contra a terapia de reposição. Estou sofrendo muito e quero saber o que vocês estão fazendo para ter uma qualidade de vida pós cirurgia.
Beijos à todas!!!

Unknown disse...

Ola meninas tenho 34 anos e vou fazer a histerectomia agora dia 11/10 /18 estou com medo por que vai ser abdominal por que meu utero ta com 8 vezes o volume normal e tenho 2 miomas de 5 cm .mas pelos os relatos seus vou ter fé q tudo vai dar certo .

Anónimo disse...

Olá, também preciso fazer esse procedimento de retirada do utero, mas confesso que depois de ler esses depoimentos fiquei muito assustada. Quase 100% dos depoimentos são negativos. Misericórdia!!

Regina Moura disse...

Meninas, o pós operatório de fato não é fácil, mas quando a cirurgia é realizada sem a retirada dos ovários a mulher só terá benefícios. No meu caso foi retirada do útero e anexos: ovário, trompas, colo do útero, tudo. Sofro demais devido a falta dos hormônios. Já a minha irmã, fez a mesma cirurgia mas ficou com um ovário, que produz os hormônios necessário para o seu bem estar, conclusão: minha irmã, graças à Deus, só teve benefícios!

Unknown disse...

Ola, tenta ficar tranquila, você é nova e se não tiver problema em seus ovario, se eles não forem retirados, voce só terá benefícios pois se livrará do desconforto causado pelos miomas e terá os hormônios necessários para o seu bem estar. Os problemas surgem devido a falta dos hormônios que são produzidos principalmente pelos ovarios. Tenha cuidado com o pós operatório, sem abusar e repousar de acordo com as orientações de seu médico. Fiz 4 meses de operada e somente agora meu médico me liberou para ter relações sexuais. Graças à Deus foi tudo bem, melhor que antes porque não senti dor! Fica em paz com a graça de Deus dará tudo certo para você!

Anónimo disse...

Você pelo menos foi mãe. Eu terei que retirar o útero e dar tchau a mais um sonho. Mas a Deus seja toda honra, glória e louvor. Ele sabe pq não recebi a graça materna, eu apenas aceito.

Cleo disse...

Boa tarde me conte sua experiência da retirado pela vagina como se sente hoje?

Cleo disse...

Como está hoje após a cirurgia

Unknown disse...

Fiz dia 13 /6 ainda foi,quando me levanto mas o pior pra mim e a falta de energia. Já melhorei muito o mas canso rápido a barriga fica dura do lado esquerdo.

Roseane disse...

Vou fazer dia 7/12 e estou muito insegura. Estou quase desistindo e convivendo com meu útero gigante e meu mioma.

Unknown disse...

Roseane, tente ficar calma e acreditar que tudo dará certo. Cada organismo reage de forma diferente um do outro. Eu fiz a cirurgia via abdominal porque meu médico só operava desta forma, já a minha irmã vez por videolaparoscopia, apesar de um pouco menos evasiva também requer bastante cuidado no pós operatório. Se passaram seis meses após a minha cirurgia e agora que estou me sentindo melhor. Troquei de médico porque o meu era contra a reposição hormonal e como eu tirei tudo (útero completo e ovários) estava sofrendo muito com os efeitos da menopausa. Hoje, graças à Deus, me sinto bem melhor! Os hormônios que estou repondo estou fazendo efeito e me sinto satisfeita. Caso você não tenha necessidade de retirar os ovários, só terá benefícios em se livrar desses miomas! Fica com Deus e boa sorte!!!

Unknown disse...

Roseane, tente ficar calma e acreditar que tudo dará certo. Cada organismo reage de forma diferente um do outro. Eu fiz a cirurgia via abdominal porque meu médico só operava desta forma, já a minha irmã vez por videolaparoscopia, apesar de um pouco menos evasiva também requer bastante cuidado no pós operatório. Se passaram seis meses após a minha cirurgia e agora que estou me sentindo melhor. Troquei de médico porque o meu era contra a reposição hormonal e como eu tirei tudo (útero completo e ovários) estava sofrendo muito com os efeitos da menopausa. Hoje, graças à Deus, me sinto bem melhor! Os hormônios que estou repondo estou fazendo efeito e me sinto satisfeita. Caso você não tenha necessidade de retirar os ovários, só terá benefícios em se livrar desses miomas! Fica com Deus e boa sorte!!!

Unknown disse...

Achei alguém que passou pelo que passei

Unknown disse...

Quero me comunicar com vc,passei exatamente por isso faço 6 meses agora é só tem 10 dias que comecei com hormônios é suplemento alimentar. Mas tava achando que ia ficar louca muito magra Sem alegria

Unknown disse...

Igual a.mim

Unknown disse...

Comecei faz 10 dias, estava morrendo de cansaço depressiva sem animo magreza.estou bem melhor amanhã vou a uma médica particular.ah tô tomando suplemento para ficar forte

Unknown disse...

Regina vc passou pelo que passei

Unknown disse...

Fiz a minha histerectomia a 19 dias, vou tirar os pontos amanha e vou dirigindo!! Me sinto otima!!!
Ainda ando com cuidado, faço algumas coisas em casa sem exagero mas só por precaução pq por mim ja iria até pra academia! Kkkkkk

Unknown disse...

Nossa dr me liberou p sexo so com 40 dias!

Unknown disse...

Fiz histerectomia total a 26 dias e me sinto ótima! Tirei os pontos semana passada, fui dirigindo normalmente e o médico me liberou do repouso mas sem exageros.

Unknown disse...

Graças à Deus!!! Fico feliz pela sua excelente recuperação!!!

Unknown disse...

Estou com 2 dias de operada e concordo com vc o pós é muito doloroso.

Unknown disse...

Olá bom dia a trás tbm passei por um histerectomia total tirei os dois ovários uma trompa e o útero a 35 dias foi mais difícil do qui eu pensava agora só qui eu deito um pouco de lado mais é só alguns minutos ainda sinto muito incômodo na barriga as vzs doi um abraço a trás bjss

Marcia disse...

Ola.Boa noite a todas! Também irei fazer a retirada de útero,trompas e colo por causa de dois miomas enorme que juntos da quase dois quilos.E estou morrendo de medo é quase fugindo da cirurgia.Minha anestesia será raquidiana,sera que fica acordada o tempo todo? Obrigado pelos depoimentos que de todas!

Unknown disse...

Eu tenho 52 anos dois filhos e fiz histerectomia total e faz apenas 5 dias e como costumo dizer Deus acima de tudo agindo assim tudo sai bem creia ELE esta no controle minha cirurgia ocorreu tudo bem e nao sinto nada,Deus seja com vc.

Unknown disse...

Eu fiz a histerictomia radical tem 44 dias hoje por conta de um tomor maligno e ainda terei que faser quimioterapia e radioterapia mais estou confiante no senhor que tudo vai da certo sinto dores nos osos o minha barriga incha muito

Luciana disse...

Também fiz uma histerectomia total com retirada de ovários e trompas ,pois tive 8 miomas bastante volumosos,também pelo SUS e onde fiz a médica foi muito cuidadosa ao me orientar,repouso durante 60 dias e para relações sexuais 90 dias.

Luciana disse...

É bem desse jeito após uma histerectomia,cada dia uma melhora,lenta como deve ser,às vezes semelhante e às vezes diferente para cada uma de nós,o importante é ficarmos bem ao final desse período para que possamos viver felizes.Esperei 3 anos pela minha cirurgia,e hj me sinto livre,pois tenho consciência de que td que passei foi necessário,para que hj eu seja uma mulher completa.

Michelle disse...

Olá.boa tarde eu fiz histerectomia total tem.61 dias
.minha recuperação foi bem eu fiquei muito triste e deprimida com a situação...
Meus pontos abriu maos foi tudo tranquilo..
Só que sinto um.desconforto do lado esquerto não sei se é gases alguém podem e ajudar se sente isso tbm