Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, junho 01, 2018

Há amigos e amigos?




Uma amiga por quem tenho imensa estima partilhou comigo a sua apreensão sobre a amizade.
Dizia-me ela que sente amizade por muita gente mas isso não faz com que todos sejam seus amigos.
O que ela me disse ficou na minha mente, demorei a digerir, tentei perceber, avaliei todos os que considero amigos de uma forma mais analítica. Li com mais atenção as frases que tantas vezes lemos sobre a verdadeira amizade...
Por exemplo "A verdadeira amizade é aquela que nos permite falar, ao amigo, de todos os seus defeitos e de todas as nossas qualidades". Na verdade não é com todos os amigos que pudemos partilhar tudo, será que por isso são menos amigos?

"Significado de amizade: Afeição, estima, dedicação recíproca entre pessoas, laços de amizade.
Relacionamento social: ele tem facilidade para fazer amizades. Pessoa que é amiga, companheira. Simpatia de certos animais pelo homem. Aceitação mútua acerca de alguma coisa: acordo de amizade. Ação que demonstra bondade ou compreensão; benevolência." (dicionário online)

O certo é que podemos sentir amizade por alguém independentemente da amizade ser recíproca.
Também, é verdade que embora a vida nos separe de alguns amigos, quando os voltamos a encontrar parece que não  ter havido tempo de afastamento entre nós, mas no entanto isso não acontece com todos, ás vezes encontramos alguém que nos foi muito próximo e a conversa não parece fluir sentimos que algo nos afastou, mas o sentimento de amizade continua lá, talvez pela recordação da nossa união fraterna.

Pensei em todos os meus amigos desde a infância até agora, lembrei dos amigos irmãos, aqueles que me parece conhecer desde sempre...
Lembrei também aqueles amigos que partilharam vivências muito específicas desta minha vida e depois nunca mais soube deles, e daqueles que me afastei porque eu mudei a minha perspectiva de vida.
A amizade...
Parece que tenho mais perguntas que respostas, mas sei o quanto vale uma amizade, sei o valor inestimável desse sentimento, sei o quanto aquece o meu coração cada um dos meus amigos, todos eles são um raio colorido nesta minha existência.

Sem comentários: